Sobre

O Projeto +Diversidade está dividido em um curso educativo e mapeamento.

+Diversidade criado por T. Angel é o primeiro curso educativo – capacitação e orientação – específico para profissionais das modificações corporais (tatuagem, body piercing, escarificação e demais técnicas), para o atendimento da população de lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais, queers e demais variantes. Em conjunto será um mapeamento de profissionais e empresas nacionais engajadas na luta contra a homo, lesbo, bi e transfobia, em outras palavras, locais seguros.

O mapeamento estará disponível online – CLIQUE AQUI para acessar – terá todos os estúdios e profissionais que passarem pelo curso de capacitação e orientação. Além de disponibilizar para esses espaços e pessoas um selo +Diversidade, indicando compromisso direto na luta contra a homo, lesbo, bi e transfobia.

O mapeamento poderá ser consultado por qualquer pessoa através da internet. Assim, possibilitando que a população LGBTQIA+ tenha total segurança e acesso aos bons estúdios e excelentes profissionais, engajades no reconhecimento e respeito de toda gama da diversidade sexual e de gênero.

É sabido que dentro da comunidade da modificação corporal brasileira a heteronormatividade é forte, como nos mostra o trabalho antropológico de Camilo Braz (2006). Casos de homo, lesbo, bi e transfobia também não são raros. Pensando em um enfrentamento direto contra essa situação hedionda, na qual o Brasil ocupa posição preocupante e vergonhosa, é que esse curso ressurge. É com a plena consciência de que o Estado – principalmente na atual configuração – faz vista grossas para essas questões que esse curso ressurge. Por fim, é indissociável da história das modificações corporais contemporâneas – seja brasileira ou de qualquer outra parte do mundo – a importância do movimento LGBTQIA+ para propagação e consolidação técnica e teórica.

Histórico

O curso foi criado em 2015 por T. Angel, todavia, não se concretizou naquela ocasião, para entender mais você pode CLICAR AQUI e ler o que se passou. A sua re-ativação e reformulação em 2020 se deu por conta da atual conjuntura política que tem potencializado a perseguição contra pessoas LGBTQIA+. Hoje, 2020, o projeto tem um peso simbólico muito maior do que em 2015.

A pandemia do COVID-19 fez com que o curso fosse reformulado mais um vez para o formato online. A insistência em sua realização está na consciência da urgência que há no debate dessa pauta e formação dentro da comunidade da modificação corporal (e para além dela).

Idealização

O projeto foi idealizado e é ministrado pela T. Angel, que é historiadora, professora da rede pública Estadual, especialista em Educação Inclusiva, artista da performance e militante pelos direitos humanos e dos animais. Pesquisando as modificações corporais desde 1997, nos últimos anos tem pautado fortemente a questão LGBTQIA+ dentro da comunidade da modificação corporal e suspensão. CLIQUE AQUI para acessar seu currículo completo.

Foto: Felipe Mazzucato, 2020.

O que as pessoas dizem…

Obrigada por nos proporcionar aprendizado e um momento tão massa com o curso.

Geovana Souza – Body Piercer

Um curso extremamente necessário e pontual.

Alessandra Favoritto – Tatuadora

Eu estou muito feliz de ter tido a oportunidade de estar presente, obrigado por sempre ter a iniciativa de criar projetos tão legais e importantes, ligados ou não ao piercing e a modificação

Rhaul Morin – Body Piercer

Vamos construir uma comunidade da modificação corporal mais segura…


%d blogueiros gostam disto: